domingo, 27 de junho de 2010

Ernane: o magnânimo!

Nenhuma palavra sobre o favorecimento das obras do centro histórico, da rua Simeão Caldeira ou as obras inacabadas e mal executadas promovidas pela empresa amiga de prefeitos, TERMAQ; silêncio total. Enquanto isso nosso Legislativo, com a incumbência de fiscalizar o executivo se exime e cala-se, discutindo banalidades, dizendo que não tem o que fazer e protocolando requerimentos para readequação de serviços já pagos, não executados a contento, afirmando ainda que neste município não se cumprem a leis e pior, neste caso, com razão.
Nosso prefeito continua fiscalizando suas poucas obras, acompanhado por leigos, e dizendo-se satisfeito com seu andamento. Nem poderia ser diferente visto estar conduzindo essas obras e seus custos com suas próprias mãos. Se acompanhado por profissionais, e os escutasse (nosso piedoso está surdo e cego) talvez deixasse de fazer tanta bobagem.
Nossa cidade necessita urgentemente de uma reforma política e dos políticos, sendo esta última mais urgente; trataremos desse assunto mais a frente, hoje continuando falando da caridade, clemência e indulgência de nosso prefeito. Sua bondade nos impressiona, mas principalmente afronta-nos.
O novo deslize patriarcal do “magnânimo” refere-se a empresa responsável pela execução de geometria, terraplenagem, drenagem e pavimentação e drenagem no bairro de Barequeçaba, a SOEB CONSTRUÇÃO E PAVIMENTAÇÃO; o projeto em seu todo, previa e determinava os serviços a serem feitos em todo o bairro e na gestão passada foram executados (na realidade inexecutados) parcialmente em algumas ruas do bairro. Estes serviços são interligados e a falha neles prejudicará todo o projeto.
Cotas, alinhamentos, materiais e acessibilidade foram totalmente desobedecidos. Serviços planilhados e pagos não foram realizados com denúncia na mídia e na Câmara Municipal; a sociedade amigos de bairro chiou (estranhamente se mantém calada agora), reclamações junto a prefeitura foram constantes e nada foi executado. Um remendo foi executado e o resultado está lá para quem quiser ver. Inútil.
A prefeitura omissa optou por fazer vista grossa, deixando que um serviço mal feito prejudique todos os demais a fazer no bairro e o nosso indulgente prefeito, com toda sua humanidade, optou por dar obras para a empresa. É assunto corrente na secretaria de obras que até uma pavimentação na entrada de Juqhey era tratada com muita seriedade e empenho do secretário Pérsio Mendes e não vingada não se sabe por quê.
Cobranças pelo serviço mal executado nem pensar, deixa com está e tudo bem, o povo tem memória curta e logo licitaremos outro serviço no local e ainda teremos as benesses desse “atendimento ao povo”, deve ter pensado o prefeito indulgente.
Os requerimentos na Câmara estão pipocando, as cobranças devidas nem pensar. Por que? Não sabemos, mas o que temos conhecimento (com cópia) é de relatório composto por quarenta páginas e repletas de fotos demonstrando as irregularidades, produzido pelo departamento de obras públicas em abril/2009, e com o que ali se descreve é inadmissível nenhuma atitude ter sido tomada. (disponibilizamo-lo se solicitado)
Bem, não sejamos injustos, falar que nenhuma atitude foi tomada não condiz com a verdade; o magnânimo assinou o contrato administrativo 2010SEHAB041 – Processo nº 60.347/2010 com a SOEB para execução de obras de pavimentação, guias e sarjetas de diversas ruas na costa sul, no valor de R$ 404.415,16.(aqui vale uma ressalva; não questionamos a qualidade da empresa ganhadora, cobramos atitude do executivo em relação ao dinheiro público)
Nosso prefeito magnânimo está de parabéns pela condução de seus trabalhos e retidão. É uma vergonha o que está sendo feito em nossa cidade e tais atitudes remetem-nos para aquela propaganda das Casas Bahia:
Quer pagar quanto? Pode dizer! Quer pagar quanto?

6 comentários:

  1. Maria Cecília (barequeçaba)28 de junho de 2010 às 10:04

    Cada vez mais estarrecida custa-me acreditar que o Ernane possa ter mudado tanto. Vocês dizem disponibilizar um relatório e como moradora do bairro de Barequeçaba gostaria de tê-lo para cobrar um posicionamento da nossa associação de bairro. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Maria Cecília:
    Diosponibilizamos o relatório e tudo mais que temos documentado; basta pedir. Faça a solicitação através dos e-mails disponibilizados no link contatos e o enviaremos sem qualquer problema.

    ResponderExcluir
  3. Maria Cecília (barequeçaba)28 de junho de 2010 às 19:00

    Agradeço a presteza com que enviaram o relatório solicitado. Não sou engenheira, mas como professora achei-o de fácil leitura. Fiquei abismada com tantos dados e demonstração de serviços que não foram feitos e gostaria de entender qual a razão de nossos governantes não tomarem qualquer medida sobre o fato. Soube que o eng Manoel Corte, responsável por este documento não está mais na secretaria de obras mas seria muito bom que ele o explicasse e por qual motivo nenhuma atitude foi tomada. Ele já foi muito combatente denunciando inúmeras obras superfaturadas e bastantes irregularidades no passado. Como técnico que é e tendo feito parte da administração Ernane seria muito bom para nosso bairro e cidade que se manifestasse. Deve ter muito a falar visto a quantidade de reclamações do governo atual.

    ResponderExcluir
  4. É uma vergonha o que está se passando por aqui. Quem nos devia proteger se mancomuna com as famosas empreiteiras. Relamente estão fazendo como no caso das casas bahia. Quer pagar quanto? E aí, vem as facilidades.

    ResponderExcluir
  5. Nessa administração não é quer pagar quanto, é quanto você me paga.

    ResponderExcluir
  6. Morador preocupado (Barequeçaba)1 de julho de 2010 às 19:00

    O prefeito Ernande precisa vir até o nosso bairro e ver a porcaria que foi feita por esta empresa. Lógico que compreendo não ser sua culpa visto ter sido feita pelo Dr Juan, mas se o serviço foi feito errado e qualquer outro serviço a ser executado em minha rua será prejudicado não seria obriagação sua exigir desta firma a reparação dos serviços. Tem rua pavimentada que os blocos de concreto parecem estar dissolvendo-se e numa tortura que dá dó. O vereador PH andou fazendo reclaqmações sobre estes serviços mas não sei porque não se falou mais nisso.

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog utopista exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.