segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O premio.....


Recentemente falamos da falta de ética e interesses escusos por parte de alguns funcionários públicos nomeados, lotados na Secretaria de Obras e de Assuntos Jurídicos; quanto mais se mexe mais podridão aparece e a nossa fúria cresce.
A nova história vem da Praia de Juquehy e os participantes são funcionários com poderes não merecido e que traem nossa confiança. Tudo tem início em uma fiscalização, a constatação de irregularidades insanáveis na obra, propositura de ação demolitória, contestação, réplica e finalmente um impensável acordo (se houvesse um mínimo de probidade administrativa) e finalmente a homologação judicial.
O histórico está na documentação disponibilizada acima, mas resumidamente se trata de construção disforme do projeto aprovado em 1999 de uma clínica de repouso; em 2005 o a fiscalização da prefeitura detecta irregularidade na construção e solicita a simples apresentação de projeto aprovado o que não é feito até a propositura de ação demolitória com pedido de liminar de embargo da obra.
Em tumultuado andar, este processo teve nuances interessantes; o proprietário, não compareceu em audiência e justifica "doença" com atestado emitido por profissional ligado a medicina do trabalho, documentos desaparecem na secretaria de obras, o engenheiro que aprovou o projeto pela PMSS, torna-se responsável pela apresentação do projeto e não o faz conforme consta no processo interno 10170/05.
Em sua contestação o proprietário finalmente apresenta o projeto aprovado anteriormente e pede em juízo a improcedência e a extinção do feito; na réplica a prefeitura através de seu procurador solicita o prosseguimento do feito com a demolição do imóvel que diz irregular. O relatado até este momento, tem como personagens funcionários nomeados pela antiga administração.
Em agosto do ano passado, já com procurador nomeado pelo prefeito Ernane, este ratifica tudo o que foi dito anteriormente e diz “que somente através de prova técnica (perito judicial) poderá alicerçar ao Juízo convicções para prolatar uma sentença justa” e “requer o prosseguimento do feito nos termos da inicial, com a procedência e a demolição do imóvel que se apresenta de forma irregular”. O Juízo nomeou perito judicial.
Exatos quarenta e cinco dias foram necessários para que o novo procurador “mudasse de ideia” e por incrível que possa parecer, se compuseram, permitindo que a afronta às leis edilícias sejam perpetuadas. Qual o motivo? Desconhecemos, mas os personagens daquele engodo, transitavam livremente no Departamento de Obras Particulares e do de Fiscalização.
Mudaram-se conceitos por quê? Ainda que leigo, é cristalina a diferença entre o projetado (na realidade uma regularização em função de lei de anistia) e o construído (assim demonstrado pelo fiscal ambiental Derli) (link); o procurador chama o terceiro pavimento de mezanino e obviamente que não se trata de área interna a edificação, simplesmente um terceiro pavimento.A prefeitura defendendo seu “acordo” diz que a construção do terceiro piso foi ao longo do tempo modificada de “estrutura frágil” para “estrutura fixas”. As fotos anexadas demonstram cabalmente a construção de um terceiro piso e a alegação de mezanino não poderia prosperar.
Nova procuradora ambiental foi nomeada e ainda tentou junto ao Poder Judiciário o prosseguimento processual com a apresentação de quesitos que assim foi rechaçado pelo procurador do proprietário da construção irregular:
“As partes entabularam um acordo, que pende de homologação por porte de V.Excia., tendo em vista a expedição de um Ofício ao CREA para simples conferência. Enquanto vontade de partes constituídas, legalmente representadas e enquadradas na lei vigente, não há o que se falar em prosseguimento processual, se entre os litigantes o pacto dá ensejo ao encerramento da demanda.” (link)
Suspeito, muito suspeito. O Juízo pede manifestação ao Ministério Público e este responde que nada a opor, desde que satisfeitas as exigências da Lei Municipal 561/87 e demais posturas municipais e então homologa o “acordo”.
Acreditamos que a população, com estes funcionários respondendo por ela, o promotor e o juiz foram enganados, ludibriados por pessoas inescrupulosas e interesseiras.
Fato relevante: percorre pela cidade, veículo importado, marca Peugeot, modelo 307 CC 2A, cor prata, placa DRG 3070, chassis VF33BRFN25S025573, em nome de ROLANDO ZANI, conduzido por outrem. Coincidentemente o proprietário daquela antiga clínica de repouso, hoje Hotel Pousada Juquehy Frente ao Mar, chama-se ROLANDO ZANI.
O município não merece e particularmente nós não podemos pactuar com este tipo de representação.

21 comentários:

  1. Estou Indignado!É Surpreendente a quadrilha que se instalou em São Sebastião e, em especial na Prefeitura Municipal com anuência da Câmara Municipal que deveria fiscalizar o executivo. Todos coniventes, Advogados, Procuradores, Engenheiros, Arquitetos, Funcionários Públicos e demais entidades que deveriam dar o exemplo de estabelecer a Lei e a Ordem.
    Agora eu entendo os desfiles de carros importados, Lanchas, aquisições de imóveis de alto padrão como casas, terrenos e fazendas até em outras Cidades com Gados Leiteiros da raça "Girolanda" e outras para corte.
    Será que nunca haverá uma fiscalização da Policia federal em nossa Cidade como houve no município de Dourados-MT e no estado do Amapá?
    Parece-me que este Diretor Ruym já coleciona alguns processos, sendo alguns respondidos na Comarca Local por artigos "curiosos" cometidos nesta atual administração. Já são provas mais do que suficientes para que a Promotoria Pública indicie todos inclusive os fiscais da época para que prestem esclarecimentos sobre estas obras irregulares inclusive da famigerada Lei 1194/97 que tratava-se de construções irregulares onde foram "vendidos" vários protocolos para ingressarem com a suposta "anistia" das construções irregularizáveis. É sabido que existe verdadeira máfia lá dentro onde aquele que não faz parte ficando de fora, sofrem perseguições de seus superiores causando sérios transtorno profissionais e pessoais.
    Soube que existe várias irregularidades neste bairro de Juquehy onde é fato visual de obras com 03 pavimento caracterizando uma tremenda irregularidade e afronta a luz da Lei do uso e ocupação do solo desrespeitando lei atual que não permite a verticalização no nosso município. Talvez seja por isso que não existe o plano Diretor até hoje e o código de obras data do ano de 1965. É sabido que o condominio Colibri também em Juquehy tá errado e com aprovação deste mesmo Diretor Ruym onde pasmem, segundo informações ele é o próprio Engenheiro da obra, como pode isso? As irregularidades vão desde aprovação até registro no Grapohab infringindo também construções em aclividade acima de 45º. Também tem uma outra obra depois desta do Rolando Zani ao lado da praia e do rio que está também errada com invasão de faixa de marinha e treis pavimentos. Pelo jeito é bem típico deste Engº fazer coisas erradas, como será que ficou aquele condomínio de Maresias na Rua Olimpio Romão Cesar embargado judicialmente por estar em APP e, com Habite-se fornecido recentemente?
    Chegaaaaa......Vamos dar um basta nesta pouca vergonha, chega de impunidade!

    ResponderExcluir
  2. É um verdadeiro absurdo o desfile deste engenheiro com o carro importado e sua "estória" de recebimento como honorários; parece-me comprovado que recebeu do sr Zani este veículo e pelo acordo firmado, transparece a propina acordada. Eticamente lamentável. Civilidade zero. O Ernane está de parabens pela equipe de trabalho. Valha-me Deus, quanta hipocresia.

    ResponderExcluir
  3. Basta prefeito! Se não tem capacidade de nomear servidores competentes, ainda passa, é suportável, mas a nomeação de servidores pagos pelo erário público que pensam apenas em "se dar bem" é inadmissível, insuportável. O seu segundo mandato já está inatingível, da forma que caminha, sequer conseguirá completar o primeiro. Acorde prefeito, aja, faça alguma coisa. Se nada fizer, reforçará a cconvicção geral de que está junto com esta podridão. Chega de corrputos, ladrões e criminosos.

    ResponderExcluir
  4. Só um despreparado como o Ernane poderia colocar a raposa no galinheiro; as pobres coitadas (galinhas ou o povo) vêm sendo dizimadas por essees diretores e secretários com QI (quem indica) mas incompetentes e inescrupulosos sob olhar cândido do chefe do executivo. Filho de secretário comprando imóveis com dinheiro vivo, secretário com dois documentos, secretários assinando medições de obras com valores irreais, secretário aprovando a construção de condomínios na costa sul com tres pavimentos e garagem.
    Enfim, muita raposa e muita "galinha" para ser comida. É uma vergonha o que está ocorrendo neesta cidade. Espero que o promotor e o juiz vejam a enganação e que a balança da justiça seja efetiva. CADEIA PARA ELES!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Estão crucificando um excepcional servidor público; é apenas um bom profissional. Seu sócio foi responsável pelo projeto de regularização da "clínica de repouso", ele como diretor aprovou as irregularidades, posteriormente quando descoberto a diferença entre o aprovado e o construído, como bom profissional ficou de apresentar o projeto. Levou em banho maria, virou diretor de fiscalização (essa foi demais) e para fechar o círculo, o prefeitio babão nomeou-o diretor de obras particulares. O balaio de gato já estava montado e a merda era questão de tempo. Depois apareceu um procurador e tudo bem.
    Aparece de carro novo, importado, dizendo que foi honorários de execução de projeto. O papai noel, saci, coelhinho da páscoa e duendes tambem existem.
    É tão visível a tramóia que o carro, o melhor, o premio aparece na foto do hotel de juqueí, estacionado, em repouso, somente esperando um profissional sério e honesto que resolvesse o problema da demolição.
    Viva a competência.

    ResponderExcluir
  6. Vocês estão de brincadeira né....perdem tempo e tempo escrevendo ensites pra que???? é histórico...todo mundo rouba o quanto quer....e quem reclama, só reclama porque não teve oportunidade de roubar também...pra que tudo isso???? A gente sabe que quando mudar o governo, começa tudo de novo e esse pessoal que se diz justiceiro....hehhehehe....manés....vão trabalhar....porque daqui não sai nada.

    ResponderExcluir
  7. É por causa de imbecis como este anônimo que o país e nosso município se encontra neste estágio. Existem muitos "gersons" que querem levar vantagem em tudo. Apesar de não se identificar deve ser um gerson da vida. Não deixem de escrever e denunciar. Sigam em frente e vamos tentar mudar o conceito de o que é cidadania. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Revoltante existirem cidadãos como este que faz apologia ao roubo. Ou é dos gatunos desta administração ou era da outra. O cidadão comum não pensa como ele, somente corruptos como os denunciados neste site e noutros, defendem a continuidade desta roubalheira. Talvez o cidadão chame-se Massa ou Ruy. Quando cidadãos como este virem o sol quadrado, talvez haja um pouco de civilidade.

    ResponderExcluir
  9. Pode ter certeza esse gatuno é dessa administração ,antes o ex.prefeito era ladrão e agora o que ele diz desse prefeito ?
    Que são todos iguais todos que entrarem vão roubar,pessoas como vocês temos aos montes cambada de ladrão,não tem nem vergonha de mencionar que são ladrão mesmo.

    ResponderExcluir
  10. São Sebastião pede ajuda15 de setembro de 2010 às 17:10

    Dourados/MS e Amapá têm alguma coisa em comum com São Sebastião:a corrupção. Precisamos apenas que haja vontade política (ou policial) para acabar com a bandalheira que se estabeleceu aqui. A cegueira ou oportunismo do Ernane talvez lhe traga dissabores e espero ansiosamente que seja em breve. SOLLUS, ACQUA, SOLOVIA, LUXOR, OBRAS DIRECIONADAS, SUPERFATURAMENTO, PREVARICAÇÃO, ETC, ETC.
    Motivos e argumentos não faltam. Que seja feita a vontade da população. FORA ERNANE.

    ResponderExcluir
  11. Mudam as moscas mas a merda continua a mesma; não é possível que o Ministério Público não veja estas coisas? A polícia? Por mais burros que queiramos ser, o "acordo" firmado, a influência do então diretor de fiscalização e obras públicas, trabalhando em pró de seu contratante (ROLANDO ZANI) fica bem delineado. E aí prefeito? Tudo bem então? Seguirá sua linha (torta por sinal) e proverá estes cidadãos? E se assim for, não esqueça de promover o sócio dêle na Secretaria de Habitação.

    ResponderExcluir
  12. Vemos em um dos link apresentados que o DR. Eduardo Hipólito que é contra tudo que aparece onde o meio ambiente esta sendo afetado ser favorável a toda esta tramóia junto com o Dr. Roberto Magiolino procurador da PMSS que recentemente participou do esquema das indenizações de servidores.
    Os Vereadores que são as pessoas que votamos para fiscalizar o Executivo parece não existir, uma Câmara submissa com tudo o que acontece de errado no Município e não se importando pelas Leis do Município, o que poderíamos esperar destes Vereadores que não cumprem uma Lei que obriga o próprio legislativo a publicar suas despesas no Portal Transparência. Estes são pior que o Prefeito pois deveriam dar um basta a toda esta situação que esta acontecendo no Município e parar com esta hipocrisia e mostra o que realmente são e de que lado estão, pelo jeito sempre pelo lado do $$$$$$$.
    "Prevaricação: é um crime funcional, ou seja, praticado por funcionário público contra a Administração Pública. A prevaricação consiste em retardar ou deixar de praticar devidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal."
    "Concussão: É o crime praticado por funcionário público, em que este exige, para si ou para outrem, vantagem indevida, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la...."
    Onde esta o CREA e OAB que não denunciam estes crimes ?????

    ResponderExcluir
  13. O Dr Eduardo é favorável a seus princípios; a pouco tempo defendia uma rampa no meio da praia e seus argumentos são contra todas leis ambientais municipais e a propria constituição. Pagando bem, que mal que tem.

    ResponderExcluir
  14. ate quando esses incopetentes vao ficar nesses cargos e adiministrando esse desmando do municipio. Av: Mae benarda em juquey ninguem consegui andar.para arrumar a Av niguem tem dinheira agora para fazer maracutaia a prefeitura tem dinheiro!

    ResponderExcluir
  15. Lembro-me perfeitamente quando recebi uma denúncia que esta construção afrontava as legislações. Os processos administrativos que registravam as irregularidades tinham desaparecido.
    Mas isso não foi empecilho para nós. Na época, acompanhei a fiscalização e reiniciamos tudo. Medimos cada parede, levantamos todos os dados e formamos novo processo e chegamos a conclusão de que outra alternativa não existia, senão a demolitória. Pedi autorização ao meu superior para ingressar com a ação, e posteriormente fiquei sabendo que o procurador que me substituiu (pedi exoneração em julho de 2006)tinha ingressado com a Ação.
    Alex Pickler que trabalhava comigo na procuradoria ambiental, e que lá continuou, me dizia que o processo judicial estava andando e que com certeza outro não seria o caminho, senão a demolição.
    E eu acreditei...
    Hoje vejo que fizeram acordo. Lendo os termos do acordo, fico aqui pensando:
    Onde foi parar o terceiro pavimento? Se nada foi demolido, onde colocaram o acréscimo de área que estrapolava o limite permitido? E o que será que fizeram com aquela construção que invadia área da marinha?
    Sueli Stropp procuradora ambiental de 01/01/2005 a 31/07/2006

    ResponderExcluir
  16. Prezada Sueli:
    O terceiro pavimento encontra-se exatamente onde você o detectou. É preciso acabar com as facilidades que estes servidores públicos (na realidade servidores para si) propõem e deixar-mos de ser omissos. A população é a fiscal do município e não deveria se calar quando ocorre uma irregularidade.
    Talvez o que impeça a população de reclamar seja a falta de atitude pela prefeitura, camara municipal, ministério público e o poder judicial. As reclamações caem no vazio.
    A prefeitura prefere conviver com pessoas inescrupulosas como o cidadão Massa, respondendo por uma secretaria onde existe o poder de redução de IPTU, com certos arranjos, a falta de habite-se com não recolhimento de impostos e inúmeras facilidades mais que são feitas ali sob seu dominio no cadastro.
    Há anuência do prefeito Ernande e só não sabemos (ainda) o que leva um chefe do executivo ter sob sua tutela pessoas desse gabarito. Precisamos exigir que os servidores públicos tenham no mínimo competência e probidade administrativa.

    ResponderExcluir
  17. Estou indignada, esta igual à gestão anterior onde existia uma espécie de "esquema" na secretaria de obras, eram vendidos "facilidades", muitas pessoas na cidade comentavam sobre isso, inclusive com nomes de pessoas conhecidas na cidade, agora tudo está se repetindo, uma vergonha antes e agora.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente, o que existe e vigora em São Sebastião, não é a lei do uso e ocupação do solo, é a lei do Uso e ocupação do "Bolso", não se faz obra conforme a Lei, faz-se obra como queira e altera a Lei.
    Já fizeram isso anteriormente no ano de 1993 há 1996 quando mudaram altura de cumeeira de 06 metros para 09 metros para atender morador de Maresias (alias, mudaram 02 vezes, pois há época, vereadores fizeram errado mudando para 08 metros), o que valeu cimento para concretar algumas aberturas de ruas na ocupação desordenada da Vila Baiana; isentaram o recuo frontal de obras em algumas ruas de São Sebastião para atender uma minoria de amigos dos nobres "edis" e, recentemente alteraram o corredor comercial, sem ao menos se preocupar com Plano Diretor ou, ouvir o Comdurb a respeito.
    Concordo com opiniões acima, o que fizeram na Administração passada, estão agora tentando aprimorar, repetindo tudo de novo.
    Não se esqueçam que essa Administração, é a mesma equipe que entre 1993 à 1996 surrupiaram 9 milhões do Faps tendo um aditivo posteriormente de mais 3 milhões para conclusão do Conjunto habitacional dos servidores Públicos na topolândia.
    Acredito que enganaram ou levaram a erro a promotoria pública, informando apenas o que realmente interessava ao Sr. Rolando Zani.
    Na questão da decência da coisa pública e da moralidade, deveriam fazer algo urgente pois o que entendemos é que o crime compensa, não teríamos necessidade de gastarmos com fiscais na rua.
    Aos senhores leitores pergunto: Quanto e onde estão os valores das multas aplicadas pela Secretaria de obras mes à mes, ano à ano?
    Quantas foram pagas e ou estão com recursos?
    O assessor do Eng Ruy, fiscal com formação em Direito, sabe muito bem o que fazer com as multas.
    Máfia pura máfia, Dourados-MT perde longe para nós.

    ResponderExcluir
  19. fiscalizar o executivo?...piada hem?..aqui nessa cidade existem 2 ninhos de ladrões...EXECUTIVO E LEGISLATIVO..são sebastião jamais vai crescer..ainda mais que esse setor de obras da prefeitura só tem pilantras ladrões, que só aprovam as plantas em troca de verbas...uma vergonha!..

    ResponderExcluir
  20. oras bolas...quem colocou eles no poder foi o povo mesmo..agora aguente as consequências!...
    cada um mais rico que o outro..ambições diversas..o povo que pague a conta pelo voto errado!..

    ResponderExcluir
  21. pra quem não sabe...nossa cidade sempre foi palco para enriquecer pessoas que vem de fora (caem aqui de paraquedas) e vira vereador, prefeito, e não fazem nada pela cidade...sempre foi assim...não vai ser hoje que vai mudar algo...infelizmente não iremos acompanhar o crescimento do municipio, pois aqui se alojam pilantras que nunca pensaram em São Sebastião, se o Juan se destacou em algumas obras, porque fez 5% de alguma coisa, os 95% ele e seus corjas se aposentaram..alguem viu eles retornaram aos seus empregos anteriores?... não né?..prefeitura de São Sebastião foi inventada para aposentar pessoas de péssima indole...salvo Mansuetto Pierotti que fez muitas coisas sem recursos, o resto só roubaram...pior que vão voltar a se candidatar novamente, e o povo como é besta vota neles em troca de uma cesta básica...vote em candidatos novos e que tenham alguma perspectiva de desenvolvimento, caso contrário vamos morrer com mais 4 anos de denuncias absurdas...essa é a verdadeira história da cidade de São Sebastião, pior que isso não fica!..vote tiririca...afinal ele nos traiu...não falou o que os deputados federais fazem no congresso...rssss

    ResponderExcluir

AVISO IMPORTANTE
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog utopista exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudicial a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.